Ouvidoria Geral

(98) 3475-1088

Secretaria Municipal de Saúde

Gustavo Adriano de Matos Corrêa

Praça José Sarney

98985565590

08:00:00 – 10:00:00

saude@mataroma.ma.gov.br

Atribuições
  1. Gestão da Saúde Pública

    • Planejar, organizar e supervisionar as ações e serviços de saúde no município.

    • Implementar políticas públicas de saúde em acordo com as diretrizes municipais, estaduais e federais.

  2. Atenção Básica (Saúde da Família)

    • Coordenar e supervisionar a Estratégia Saúde da Família (ESF), garantindo atendimento médico, enfermagem, vacinação e acompanhamento de pacientes crônicos.

    • Realizar ações de prevenção e promoção da saúde (campanhas de vacinação, pré-natal, combate a epidemias, etc.).

  3. Vigilância em Saúde

    • Monitorar e controlar doenças endêmicas e epidemias (dengue, zika, chikungunya, COVID-19, etc.).

    • Fiscalizar condições sanitárias (água, alimentos, vetores).

    • Promover ações de vigilância epidemiológica e sanitária.

  4. Assistência Hospitalar e de Média Complexidade

    • Gerenciar e garantir o funcionamento de Unidades Básicas de Saúde (UBS)postos de saúde e possíveis parcerias com hospitais regionais.

    • Encaminhar pacientes para serviços de maior complexidade quando necessário.

  5. Farmácia Básica e Distribuição de Medicamentos

    • Garantir o fornecimento de medicamentos essenciais à população por meio do Programa Farmácia Popular e distribuição gratuita.

  6. Saúde Mental e CAPS (se houver)

    • Oferecer suporte em saúde mental, dependência química e atendimento psicossocial.

  7. Saneamento Básico e Ações Preventivas

    • Promover ações de saneamento e educação em saúde para melhorar a qualidade de vida da população.

  8. Financiamento e Prestação de Contas

    • Gerir recursos da saúde repassados pelo governo federal e estadual, garantindo transparência e aplicação correta dos fundos.